Introdução à aplicação da tecnologia de rotulagem no molde

Publicador:思为客
Data de Publicação:2024.07.03

undefined


As etiquetas moldadas têm uma história de mais de 20 anos nos países desenvolvidos da Europa e dos Estados Unidos. Nos últimos anos, esta nova tecnologia de etiquetas criou raízes na China e foi aplicada em indústrias como óleo de motor, necessidades diárias, alimentos. e farmacêuticos.


O que é um rótulo moldado? Refere-se a um papel de etiqueta especial que é processado com papel sintético PP ou PE na superfície, revestido com um adesivo especial hot melt no verso e impresso em uma marca registrada. Use um robô para pegar a etiqueta impressa e colocá-la no molde. Os orifícios de vácuo no molde irão absorver firmemente a etiqueta no molde. Quando a matéria-prima da garrafa plástica é aquecida e cai como uma mangueira, o molde com o rótulo fecha rapidamente e o ar é soprado na mangueira para aproximá-la da parede do molde. ainda é relativamente alto, próximo ao corpo da garrafa. O adesivo sólido do rótulo do protótipo começa a derreter e se combina com o corpo da garrafa plástica no molde. Assim, quando o molde é aberto novamente, a garrafa plástica é formada e o rótulo e a garrafa são integrados em um só. A marca registrada lindamente impressa está firmemente incorporada na superfície do produto plástico. O rótulo e a garrafa de plástico estão na mesma superfície. Parece que não há rótulo, e os gráficos coloridos e o texto parecem estar impressos diretamente na superfície do produto. a garrafa.


4 (1).jpg


Esse tipo de efeito de embalagem sem sensação de rótulo está sendo preferido pelos consumidores. Este artigo apresentará as principais tecnologias envolvidas na tecnologia de rotulagem no molde.


1.Materiais

O conteúdo técnico dos rótulos moldados é muito alto e a primeira coisa que se reflete é o material. O primeiro a entrar no mercado chinês foi o rótulo moldado YUPO do Japão, que é conhecido como o material de rótulo moldado de maior sucesso no mundo. Agora, o padrão interno do molde de sopro francês Polyart também entrou no mercado chinês, e algumas empresas locais também estão intensificando a pesquisa e o desenvolvimento deste material.

As etiquetas moldadas devem primeiro ter boa capacidade de impressão para garantir que a tinta esteja firmemente aderida à superfície. No processo de pós-processamento, elas também devem garantir uma boa adequação ao processamento, como corte e vinco e estampagem a frio. Em segundo lugar, este material deve atender às características de uso e ser integrado à garrafa plástica durante a moldagem por sopro.

Os materiais de etiqueta moldados são divididos em duas categorias: papel e filme plástico. O primeiro se deforma quando exposto à água ou umidade, reduzindo seu valor de uso. Porém, sua vantagem é que não há interferência da eletricidade estática, o que reduz a perda de absorção do rótulo durante o sopro da garrafa. como garrafas plásticas e não é fácil de reciclar. Hoje em dia, os materiais de etiqueta moldados do tipo filme plástico são geralmente usados no país e no exterior.

A estrutura do material da etiqueta moldada consiste em uma superfície de impressão, uma camada intermediária e uma camada adesiva. A função da superfície de impressão é aceitar tinta e formar gráficos e textos coloridos; a camada intermediária suporta a superfície de impressão, conferindo ao material rigidez e transparência suficientes, e não se deforma sob a influência da impressora e alta temperatura, garantindo precisão. impressão sobreposta. A camada adesiva derreterá sob a ação da alta temperatura, integrando o material do rótulo e o recipiente plástico, garantindo que o rótulo e a garrafa plástica estejam firmemente aderidos.

Geralmente existem três tipos de materiais de superfície de impressão: PE, BOPP e PE +PP. Como a maioria dos recipientes de plástico são atualmente feitos de PE, o uso de rótulos moldados de PE é mais propício à reciclagem porque são todos materiais homogêneos. Ao produzir etiquetas moldadas, para melhorar a afinidade da tinta do material da superfície impressa, geralmente é necessário aplicar um revestimento de superfície ou usar o método de descarga corona para aumentar a energia superficial.

Existem duas estruturas na superfície da camada adesiva: estrutura plana não reticulada e estrutura reticulada. O primeiro fica em contato direto com o blank durante o uso e se esgota naturalmente, tornando-o adequado para etiquetas de pequenas áreas. Este último possui uma estrutura de malha gravada na superfície. Quando utilizado, o gás é exaurido pelos canais de exaustão da malha, evitando a produção de bolhas. A camada adesiva também possui propriedades antiestáticas para evitar folhas duplas durante a impressão, além disso, também possui propriedades deslizantes para garantir uma separação suave das etiquetas e um processamento de impressão suave;


2. Impressão de etiquetas moldadas

Diferentes fabricantes de impressão podem escolher diferentes processos de impressão de acordo com as condições de seus próprios equipamentos. A impressão offset, a impressão flexográfica, a impressão em relevo e a impressão de rotogravura podem imprimir etiquetas no molde e, atualmente, a impressão offset e a impressão flexográfica são as mais comuns.

1. Impressão offset

A impressão offset tem vantagens notáveis na impressão de pontos finos, mas as linhas, o efeito de impressão sólido e a saturação da impressão não são tão bons quanto outros métodos de impressão. A impressão offset não pode atingir o processamento de impressão em linha, como a impressão flexográfica, portanto, o corte e vinco off-line, a folhagem a frio, o envidraçamento e outros processos devem ser executados após a impressão. No entanto, a impressão offset é adequada para imprimir pequenos lotes de etiquetas, com tempos de ciclo curtos e alta flexibilidade.

2. Impressão de gravura

A impressão sólida e a saturação de cores de impressão são melhores do que a impressão offset e não são adequadas para imprimir pequenos pontos e marcas registradas em camadas ricas. Mas o controle da diferença de cores é mais conveniente. Nas máquinas de rotogravura, o caminho do papel do material da etiqueta no molde é mais longo do que em outros métodos de impressão, portanto, a chance de eletricidade estática é maior. Os custos de fabricação de chapas de rotogravura são altos e o ciclo é longo, por isso é adequado para impressão de etiquetas no molde de longo prazo.

3. Impressão em relevo

A impressão em relevo é adequada para imprimir marcas registradas sólidas e lineares. O efeito da impressão de pequenos pontos também não é ideal. Também é mais fácil controlar a diferença de cor do mesmo lote de produtos, mas aparecerão listras de tinta. Do ponto de vista do custo, é mais barato que a rotogravura e a impressão flexográfica.

4. Impressão flexográfica

A grande vantagem da impressão flexográfica é que os processos de impressão e pós-processamento podem ser concluídos de uma só vez. O front-end é a extremidade de alimentação e o back-end obtém o produto final impresso e processado, realizando a produção on-line de impressão e pós-produção. -em processamento. Agora, com o aprimoramento da tecnologia de fabricação de chapas flexográficas, a qualidade da impressão de pontos fez um grande progresso. O uso da impressão flexográfica para etiquetas moldadas foi reconhecido por alguns fabricantes, mas a impressão com tintas à base de água ecologicamente corretas ainda não é. maduro Atualmente, fabricantes experientes Utiliza tinta UV com boa fluidez e se tornou uma tendência na impressão de etiquetas moldadas.



3. Pós-processamento de etiquetas moldadas

Após a impressão da etiqueta no molde, o pós-processamento, como envidraçamento, estampagem a quente e corte e vinco, também é realizado de acordo com as necessidades do cliente.

1. Vidros

A fim de melhorar o brilho da etiqueta no molde e as propriedades de decoração da superfície do produto, e para melhorar a resistência à abrasão e a resistência a altas temperaturas da etiqueta no molde, a etiqueta no molde pode ser esmaltada após a impressão. Ao rotular, se for usada a adsorção a vácuo de rótulos moldados, agentes antiestáticos devem ser adicionados adequadamente e a suavidade do verniz deve ser ajustada. Se for usada adsorção eletrostática de rótulos moldados, agentes antiestáticos não devem ser adicionados ao verniz; ; Caso a etiqueta interna precise ser estampada a quente após a impressão, deve-se usar verniz UV de estampagem a quente, se o verniz contiver aditivos, deve ser testado antes da vitrificação para evitar o descarte de todo o lote de produtos;

2. Estampagem a quente

Para estampagem a quente no material da etiqueta no molde, diferentes processos de estampagem a quente podem ser usados: primeiro estampagem a quente e depois lubrificação, ou primeiro lubrificação e depois estampagem a quente. A estampagem a quente pode usar técnicas de estampagem a frio e a quente. A estampagem a frio é usada principalmente para impressão flexográfica. Para obter melhores efeitos visuais, a estampagem a frio requer uma tecnologia de processo mais alta. Recomendamos primeiro o processo geral de estampagem a frio e depois a impressão, para que uma camada de tinta mais espessa possa ser usada para cobrir as bordas. da falha de estampagem a frio. Esta técnica é recomendada se o cliente for capaz de aceitar os efeitos visuais da permanente a frio.

Para estampagem térmica de etiquetas moldadas, os fatores de influência incluem alumínio anodizado, temperatura de estampagem, pressão de estampagem e velocidade de estampagem. Ao estampar a quente, você deve escolher uma folha com ponto de fusão de sol quente inferior ao ponto de fusão do material da etiqueta no molde e controlar rigorosamente a pressão e o tempo de estampagem para evitar deformação irregular do material da etiqueta no molde. Ao estampar a quente, primeiro considere as características do material da etiqueta no molde e a adequação da estampagem a quente do alumínio anodizado como premissa, ajuste o tamanho da placa de estampagem a quente e a velocidade de estampagem a quente para determinar a temperatura de estampagem a quente e a pressão de estampagem a quente . Ajuste a pressão primeiro e depois determine a temperatura de estampagem a quente. No geral, a estampagem a quente pode aumentar o valor agregado das etiquetas moldadas.

3. Corte e vinco

O método de corte e vinco de etiquetas moldadas é muito semelhante ao método de corte e vinco de cartas de baralho, que é o corte e vinco. Como o corte e vinco é a última etapa do processamento de etiquetas moldadas, a remoção da eletricidade estática durante o corte e vinco é muito importante, porque a remoção insatisfatória da eletricidade estática levará ao empilhamento irregular, causando problemas como posições imprecisas de etiquetagem e folhas duplas.

O corte e vinco de etiquetas no molde é dividido em dois métodos: corte e vinco alimentado por folha e corte e vinco alimentado por folha. O método específico usado depende do equipamento do fabricante e do tipo de material da etiqueta no molde. Entre esses dois métodos de corte e vinco, o corte e vinco da teia é dividido em corte e vinco em linha (corte em linha) e corte e vinco offline (corte em linha).

O método de corte e vinco plano da web é adequado para materiais de etiqueta laminados no molde. Este é um método de corte e vinco off-line com precisão de corte muito alta. Ele tem dois métodos de alimentação de papel, um é a alimentação intermitente de papel e o dispositivo de corte e vinco apenas se move para cima e para baixo, o outro é a alimentação contínua de papel, e o dispositivo de corte e vinco não apenas se move para cima e para baixo, mas também oscila para trás e; adiante. Após o corte em ambos os métodos de trabalho, as etiquetas são enviadas para a estação de empilhamento através de uma esteira transportadora.

O corte e vinco circular da web é adequado para etiquetas moldadas em rolo. Existem dois métodos de corte e vinco: corte em linha e corte e vinco offline. O corte e vinco circular é atualmente o método de corte e vinco mais perfeito. Sua precisão de corte e vinco é muito alta, mas o custo de fabricação de rolos de corte e vinco é relativamente alto. É adequado para processamento de etiquetas em moldes longos de mais. de 100.000 conjuntos. Este método de corte e vinco é usado no processamento e produção em linha de impressão flexográfica. É altamente eficiente e é mais popular nos Estados Unidos.

O corte e vinco plano de folha única é adequado para materiais de etiquetas de corte e vinco de folha única. Este é um método de corte e vinco off-line com precisão de processamento média. O papel é alimentado por um alimentador automático de papel. A etiqueta finalizada é processada por um robô e colocada na estação de empilhamento.


4. Método de rotulagem no molde

Depois que os rótulos são cortados, um robô é usado para sugá-los um por um para a cavidade do molde. A temperatura do plástico extrudado e a pressão do ar inalado são usadas para fundir os rótulos e as garrafas plásticas em um. Atualmente, existem dois métodos para rotulagem no molde: sucção de molde com pressão negativa a vácuo e sucção de molde eletrostática.

O método de sucção do molde a vácuo é atualmente o método mais comum e amplamente utilizado. As empresas de produtos de embalagens plásticas podem adicionar microporos de vácuo ao molde original sem equipamento especial. O custo é baixo, o efeito de uso é muito bom e a marca de vácuo não é fácil de detectar.

O método de sucção de molde eletrostático realiza a adsorção de etiquetas no molde. A maior vantagem desta tecnologia é que ela não precisa modificar o equipamento de moldagem por sopro original. O método de sucção eletrostática do molde possui requisitos especiais para o equipamento de tecnologia de etiquetagem no molde e as propriedades físicas da etiqueta:

1) Um sistema de distribuição eletrostática de alta tensão deve ser adicionado ao equipamento para aplicar uniformemente carga eletrostática suficiente à etiqueta em um curto período de tempo e fixar a etiqueta na cavidade interna do molde de sopro em potencial zero através de um braço robótico .

2) Um sistema de eliminação de estática deve ser adicionado ao equipamento para eliminar a eletricidade estática residual após cada etiquetagem para evitar afetar o sistema de controle elétrico da etiquetadora moldada e a adesão da etiqueta causada pela eletricidade estática.

3) O substrato de etiqueta apropriado e a tinta de impressão apropriada devem ser selecionados.



5. Vantagens da rotulagem no molde

1. Bela aparência

O rótulo moldado é formado junto com o recipiente de plástico. Os cantos do rótulo não ficam visíveis na garrafa de plástico e a aparência fica linda. Em segundo lugar, como o efeito de impressão das etiquetas moldadas é bom, elas são adequadas para imprimir originais com detalhes ricos e imagens delicadas, por isso têm forte expressão visual. Como as etiquetas moldadas não têm cantos, não haverá "deformação" ou "queda" de etiquetas como os adesivos. Em um ambiente úmido, as etiquetas moldadas não ficarão salientes ou mofadas.

2. Antifalsificação

Atualmente, na China, apenas algumas empresas prestam serviços de etiquetagem em moldes devido ao grande investimento em equipamentos descartáveis. Existem muitos fatores de mudança no design do molde, na impressão e processamento de etiquetas e nos processos de rotulagem e formação. Portanto, existem barreiras técnicas para etiquetas moldadas e não é fácil falsificar ou falsificar marcas registradas. As etiquetas autoadesivas, muito populares hoje em dia, são muito maduras em tecnologia e podem ser facilmente falsificadas, e o custo da falsificação é baixo. Portanto, prevalecem produtos falsificados e de má qualidade, prejudicando os interesses dos fabricantes. O uso de etiquetas moldadas dá aos fabricantes tranquilidade em relação ao combate à falsificação, e eles podem finalmente respirar aliviados.

3. Reciclar e reutilizar

Os materiais dos rótulos moldados e as garrafas plásticas são o mesmo material. Depois que os consumidores usam o produto, as garrafas plásticas podem ser trituradas e recicladas juntas. A eficiência de reciclagem é alta e o custo é baixo. Se for uma etiqueta autoadesiva, a reciclagem é mais problemática. Você precisa rasgar a etiqueta autoadesiva, remover o adesivo da garrafa e depois reciclá-la. Isso é ineficiente e o custo de reciclagem é alto. Portanto, os rótulos moldados estão alinhados com a tendência de desenvolvimento de embalagens verdes.


6. Aplicação de rótulos moldados

A julgar pela situação de desenvolvimento no país e no exterior, as etiquetas moldadas são usadas principalmente nas seguintes indústrias:

1. Indústria de óleo de motor: incluindo embalagens plásticas de óleo lubrificante, óleo de engrenagem, anticongelante e outros produtos.

2. Indústria diária de produtos químicos: embalagens de produtos como gel de banho, xampu, detergente, detergente e produtos de higiene pessoal.

3. Indústria alimentícia: embalagens de molho de soja, sorvete, café, suco, chá, iogurte e outros produtos.

4. Indústria farmacêutica: embalagens farmacêuticas de alta qualidade


Embora os rótulos moldados não existam há muito tempo, eles estão atraindo a atenção de cada vez mais fabricantes. Na Europa e nos Estados Unidos, o desenvolvimento de rótulos moldados começou a entrar em um caminho de desenvolvimento estável; na China, os rótulos moldados estão se desenvolvendo a uma taxa de 70%. Olhando para o futuro, as etiquetas moldadas lançarão um forte desafio às etiquetas autoadesivas, e as etiquetas moldadas de papel serão eliminadas e completamente desenvolvidas na direção das etiquetas de material plástico. Além disso, cada vez mais clientes finais utilizarão rótulos moldados.


Sobre
Produto e Soluções
Notícias
Contate-nos
Código de armazenagem
838363

WhatsAPP

+86 186 6517 1961
WhatsAPP

WhatsAPP

+86 18665171961

TOP